terça-feira, 30 de agosto de 2011

Capital Intelectual e Liderança Servidora

 

OutsourcingIntellectualCapital


O Capital Intelectual é o conjunto de conhecimentos, informações e valor de mercado de uma organização, é hoje um ativo intangível fundamental para o sucesso e perenidade de qualquer empresa.

Mediante a importância do Capital Intelectual para o desenvolvimento com excelência das organizações e uma vez que é possível sim copiar produtos e serviços mas não o intelecto, o profissional qualificado, cada vez mais, passa a ser disputado no mercado sobretudo pelas grandes empresas, que enxergam nos mesmos não só mais um componente do quadro de empregados mas sim uma fonte de renda.

Mas qual o caminho para retenção de talentos e com isso ter vantagem competitiva no mercado?

Bom, eu diria que tudo começa na gestão, concordam?! Pois é, na era do conhecimento o intelecto é o maior bem de uma organização, portanto os líderes do futuro deverão ser indivíduos com formação técnica atualizada, claro, mas principalmente deverão ter uma excelente sensibilidade para o trato com as pessoas e as equipes. É necessário conseguir manter a motivação dos colaboradores, e fazer os mesmos perceberem que são partes integrantes e importantes dos processos da empresa,  atentando para o cuidado de não confundir poder com autoridade. Autoridade influência as pessoas a fazer as coisas com boa vontade e o poder as obriga e assim, mais uma vez, estamos falando da importância da Liderança Servidora no ambiente corporativo.

Esse modelo de gestão tem ligação direta com o bom desenvolvimento e crescimento das empresas, devido à relação de confiança, valorização e provável crescimento do profissional dentro da organização, pois os mesmos trabalham satisfeitos e motivados, o que afeta positivamente nos resultados dos negócios. A Liderança Servidora não é só um estilo de liderança, mas também de vida, que se constrói com base no serviço e sacrifício pelo outro.

Para Karl Erik Sveiby (1), cientista em gestão do conhecimento, o Capital Intelectual é composto dos seguintes ativos intangíveis:


• Uma nova visão do homem, do trabalho e da empresa.
Estrutura plana, horizontalizada, enxuta, de poucos níveis hierárquicos.
Organização voltada para processos e não por funções especializadas e isoladas.
• Necessidade de atender ao usuário - interno e externo - e, se possível, encantá-lo.
Sintonia com o ritmo e natureza das mudanças ambientais.
Visão voltada para o futuro e para o destino da empresa e das pessoas.
Necessidade de criar valor e de agregar valor as pessoas, a empresa e ao cliente.
• Criação de condições para uma administração participativa e baseada em equipes.
Agilidade, flexibilidade, dinamismo e pró-atividade.
Compromisso com a qualidade e com a excelência de serviços.
Busca da inovação e da criatividade.

Hachurei rapidamente partes de um fragmento da obra de Sveiby (1) e pude observar em todos os tópicos, a essência do conceito da Liderança Servidora  e a sua relação com a valorização do Capital Intelectual, mostrando, portanto, que esse estilo de liderar está constantemente presente no que vem a ser um modelo gestão eficaz.

 

(1) Karl Erik Sveiby, A Nova Riqueza das Organizações: Gerenciando e Avaliando Patrimônios de Conhecimento, Rio de Janeiro, Editora Campus, 1998.

2 comentários: