terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Sobre o comportamento do Líder Servidor

Abrir mão da autoridade, aceitar a diversidade, compartilhar as experiências, acreditar em seus ideais, saber ouvir e receber críticas, ter autoconfiança, dar o exemplo, ser humilde e ter a consciência de que não é perfeito, são alguns princípios necessários para o desenvolvimento de uma boa administração.

liderança

Com referência às qualidades do líder servidor, James C. Hunter aponta:

Paciência: ter paciência é demonstrar autocontrole. Essa qualidade de caráter é essencial para um líder na medida em que paciência e autocontrole são os fundamentos do caráter e, portanto, da liderança. A raiva é uma emoção natural e saudável e a paixão é uma qualidade maravilhosa para se ter. Mas agir movido por esses sentimentos, violando os direitos dos outros, prejudica os relacionamentos. É essa parte que pode e deve ser controlada.
• Gentileza: pequenas manifestações de apreciação, de encorajamento, de cortesia e de atenção, além de conceder créditos e elogios pelos esforços realizados, ajudam os relacionamentos a se desenvolverem de forma adequada. Seu papel é encorajar as pessoas a partilhar conhecimentos e experiências de forma a ser uma influência constante e positiva para quem está ao seu redor. Segundo Hunter, essa é uma das áreas em que os líderes mais erram.
• Humildade: os líderes humildes não sofrem nenhum complexo de inferioridade. Eles sabem que não têm todas as respostas e aceitam isso com naturalidade. Os líderes humildes não se iludem sobre quem eles realmente são. Eles sabem que vieram ao mundo sem nada e que partirão sem nada e, por isso mesmo, aprenderam a se controlar e a não serem egoístas. Seu foco não está nos benefícios corporativos e muito menos no poder. Eles preferem se concentrar nas responsabilidades inerentes à liderança.
• Respeito: uma maneira eficaz de os líderes demonstrarem respeito pelas habilidades e capacidades da outra pessoa e, com isso, construírem uma relação de confiança, é delegando responsabilidades. Essa é a única maneira de as pessoas crescerem e se desenvolverem. Respeito não é algo que se ganha quando se é líder, mas sim algo que é conquistado durante a liderança.
• Altruísmo: ter vontade de servir e de se sacrificar pelos outros, estar disposto a abrir mão dos próprios anseios por um bem maior, são características do verdadeiro altruísta e, em conseqüência, do verdadeiro líder.
• Perdão: perdoar significa “deixar para lá o ressentimento”. Isso não quer dizer tornar-se uma pessoa passiva. Muito menos aceitar a impunidade, nem fingir que qualquer tipo de comportamento é aceitável. Agir dessa forma não seria íntegro. Em vez disso, perdoar significa comunicar de forma positiva como o comportamento das pessoas o afetou, lidar com o problema e depois relevar todo e qualquer ressentimento existente.
• Honestidade: um dos principais aspectos da honestidade, e também de como se manter imune à desilusão, é a maneira de como delegamos e cobramos responsabilidades. Essa é a verdadeira função como líderes, assim como a obrigação de ajudar as pessoas a serem o melhor que puderem. Outra forma de honestidade, sobre a qual quase não se fala nas empresas, é evitar o comportamento desleal e a formação de pequenos grupos que hostilizam as outras pessoas.
• Compromisso: é uma importante qualidade de caráter que um líder deve possuir e, claro, só se torna possível com força de vontade e comprometimento.

É importante salientar que essas habilidades podem ser desenvolvidas ao longo do tempo. O verdadeiro líder é capaz de identificar e mudar no que for necessário para o desenvolvimento de uma gestão eficaz e duradoura.

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