terça-feira, 20 de setembro de 2011

Pessoas satisfeitas conseguem os melhores resultados

 

satisfacao

O modelo de gestão "de cima para baixo", baseada em comando e controle, já não obtém mais resultados satisfatórios, muitas vezes o efeito desse tipo de gestão é silencioso e altamente prejudicial aos negócios, podendo a mesma perder grandes talentos por conta de um ambiente de trabalho desagradável.

Hoje se percebe que a realidade é bem diferente, se as empresas quiserem continuar e atuar de forma competitiva no mercado é preciso que as pessoas estejam realmente comprometidas. Um aliado essencial para a manutenção desse comprometimento é o bom ambiente de trabalho. Empresas que possuem um melhor ambiente para trabalhar  têm, comprovadamente, melhores resultados não só para os acionistas como para os stakeholders¹. Criar um clima organizacional favorável é fundamental para o êxito de uma organização e esse é o papel do líder competente e eficaz.

Além de motivar, é de grande importância, sobretudo, a preservação da motivação natural do empregado, que muitas vezes é destruída pelos próprios gestores das empresa. Estudos publicados pelo Instituto Gallup² têm mostrado que mais de dois terços das pessoas pedem demissão de seus chefes e não das organizações em que atuam, como também mostram que  colaboradores mais engajados são mais produtivos, mais focados no atendimento ao cliente, mais atentos aos aspectos relativos à segurança no trabalho e estão menos propensos a deixar a empresa, além de gerarem mais lucro, ou seja, funcionários satisfeitos produzem melhor e mais rápido.

Por conta disso líderes servidores viram a estrutura organizacional de cabeça para baixo, e focam em dar aos empregados tudo o que eles precisam para ter um melhor desempenho, seja recurso, tempo, orientação ou inspiração. É necessário criar um ambiente  de imparcialidade, realização e cooperativismo, em que o funcionário é valorizado, ouvido, reconhecido, criando assim um clima de respeito e confiança. Pensando no colaborador, este também pensará no seu líder e o ajudará na realização de suas metas e objetivos, gerando lucro para a organização.

 

(1) Interessados pelos projetos, gerenciamento, mercado e produtos de uma empresa; (2) Empresa global de consultoria em Gestão de Negócios e Pesquisa de Opinião Pública baseada em minuciosos estudos de campo e pesquisa.

2 comentários:

  1. Concordo no que dizes na abordagem de seu post, quando valorizamos o ser humano em todos os seus aspectos lhe dando todas as condições o tornamos melhor e retante será uma consequência lógica não é mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Perfeito, Charles! Acima de tudo estamos falando de respeito e quando somos respeitados e valorizados podemos ser incríveis. Pode ser uma troca produtiva e muito significante para nossa vida.

    ResponderExcluir