quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

A Forma de Liderar...



O mercado tem passado por constantes modificações, visto isso as organizações necessitam de líderes competentes que com sua equipe estejam preparados para dar respostas rápidas e eficazes...

A forma inadequada de liderar pessoas pode trazer problemas de relacionamento interpessoais e consequentemente para o crescimento da corporação, uma vez que para uma empresa alcançar seus objetivos é preciso que seus colaboradores estejam realmente empenhados, comprometidos com a empresa. Pesquisas na área mostram que os empregados apontam o estilo de liderança como um fator desencadeador de problemas nas relações de trabalho. É necessário um líder que além de conhecimentos técnicos possua habilidades no trato com pessoas. Receber feedback também é importante, o bom líder entende e faz bom uso das críticas, pois ela identifica os pontos que precisam ser melhorados. É importante o líder saber o que os seus subordinados pensam sobre ele para que possa melhorar nos aspectos necessários e tornar sua gestão mais eficaz.

Nas teorias de gestão de mais de um século atrás, as pessoas eram vistas dentro da organização como meras peças com obrigação de atingirem a perfeição. Administrar era sinônimo de poder. Esse modelo de liderança acabava ofuscando talentos, pois o funcionário não podia opinar e muito menos reivindicar modificações ainda que implicassem na otimização da produção e/ou processos. Hoje o capital intelectual, na minha opinião, é o bem mais importante dentro de uma organização, e para conservá-lo ele precisa ser reconhecido e respeitado pelos seus líderes. É importante salientar que o mercado é altamente competitivo e para o bom profissional nunca faltará espaço.

O estilo de liderança que vem sendo muito utilizado é o da Liderança Servidora. Mas que tipo de liderança é essa? Liderar servindo? Pois é!!! Mas este conceito de liderança não tem nada haver com liderança permissiva, consiste basicamente em ter o próprio líder buscando servir sua equipe, é liderar no sentido de colaborar com os envolvidos e proporcionar o melhor ambiente possível para o desenvolvimento das atividades, revelando talentos e ajudando os seus liderados a serem melhores e a desenvolverem seu potencial, o que consequentemente afetará positivamente na produtividade da empresa em geral.

Esse é o caminho... e a prosa é longa!!!!

2 comentários:

  1. Exatamente isso Day. Parece óbvio mas o reacionarismo ou mesmo o orgulho exacerbado, fazem esse tipo de liderança (servidora) ter menos alcance do que parece merecer, inclusive, além de outras vantagens, diminuiria também o número de episodios desnecessários ligados ao assédio Moral nas empresas.

    Day disse tudo. Day DIZ TUDO. Day é TUDO.

    ResponderExcluir
  2. Pois é... Mas este conceito de liderança está a cada dia ganhando mais espaço. Bem colocada a questão do assédio moral, com certeza esses casos dificilmente ocorreriam numa gestão de um líder servidor.

    Grataaa.

    ResponderExcluir